Translate

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Reunião na Comgas com Eng° Gabriel Franco para atualização sobre Climatização com Gás Natural. E apresentação das máquinas com essa aplicação instaladas na unidade. Sexta-feira (13/09) as 09:00 h.

terça-feira, 10 de setembro de 2013



A Marineli Serviços fecha uma nova parceria de suporte técnico com a empresa YORK by Johnson Contronls. Onde a empresa nos forneceu uma visão geral de seu portfólio de produtos e software , permitindo um selecionamento melhor de seus equipamentos VRF, minimizando o tempo e consequentemente evitando erros de seleção e cotação dos mesmos.    

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Programa de Selecionamento de VRV

Bom Dia A todos! A Marineli dispõem agora do programa de Selecionamento de VRV, e todo do suporte técnico da Daikin. Estamos Prontos para auxiliar nossos clientes com mais essa tecnologia

sábado, 31 de agosto de 2013

Você sabe calcular o consumo do seu ar-condicionado?

 Pode parecer difícil ou confuso, mas é um cálculo simples, que você pode fazer na calculadora que disponibilizamos logo abaixo. Antes, aprenda com as nossas dicas.
Confira nossa pesquisa de preços de ar condicionado split

CALCULO DE CONSUMO
Horas por dia

Dias por mês

Consumo de energia (kW p/ mês)

Preço da energia (reais p/ kW/h)

Para saber quanto você gastará por mês com a utilização do seu ar-condicionado é necessário saber:

- Horas por dia – é o tempo que seu aparelho ficará ligado. Deve-se ter o número de horas por dia que será utilizado. Ex: 8 horas por dia.

- Dias por mês - coloque na calculadora o número de dias por mês que você utiliza o aparelho. Ex: 20 dias

- Consumo de energia em kWh/mês – esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL.

- Preço da energia em reais de kW/h cobrado pela empresa de energia elétrica:
Pode variar de acordo com a cidade/estado que você estiver. Para saber qual é o valor por kW/h, consulte a sua conta de luz ou entre em contato com a empresa.
- Após ter essas informações, basta Calcular e ver o resultado. Esse resultado será o valor que o ar-condicionado acrescentará na sua conta de luz. https://www.facebook.com/Marinelli.ArCondicionado

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PROJETO DUTOS FABRICADOS EM PAINÉIS PRÉ-ISOLADOS. CB-55 - REFRIGERAÇÃO, AR-CONDICIONADO, VENTILAÇÃO E AQUECIMENTO

O Projeto 55:002.03-003 - dutos fabricados em painéis pré-isolados, referente ao ABNT/CB-55 Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, foi adicionado em 23/07/2013. http:// www.abntonline.com.br/consultanacional/
Curtir · 

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

IMPLEMENTANDO ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM AR CONDICIONADO


Os engenheiros Al Ward, vice-presidente mundial de vendas da Daikin EUA para produtos aplicados e Luciano Marcato, gerente de produtos aplicados da Daikin Brasil, explicam a atuação da empresa nesse setor e apresentam algumas obras certificadas pelo LEED

São Paulo, 14 de agosto -  A DAIKIN participará da conferência Greenbuilding Brasil no dia 28 de agosto, quarta-feira, às 11h30, com a sessão técnica “Implementando Estratégias de Eficiência Energética em Ar Condicionado para GreenBuildings”.  O evento faz parte da 4ª edição do Greenbuilding Brasil, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo.
A empresa japonesa será representada pelos engenheiros Al Ward, vice-presidente mundial de vendas da Daikin EUA para mercado de produtos aplicados, e Luciano Marcato, gerente de produtos aplicados da Daikin Brasil. Na ocasião, serão abordados os critérios exigidos para certificação LEED, descrevendo, por exemplo, como o projeto com equipamentos certificados pela AHRI devem atender aos requisitos de eficiência da Norma ASHRAE 90.1. Serão mostradas na palestra diversas obras com sistemas de água gelada de alta eficiência já certificados LEED no Estados Unidos, bem como detalhes das obras LEED com equipamentos da Daikin no Brasil já em operação, como  Centro de Distribuição da Natura em São Paulo, Biblioteca Pública Estadual do Rio de Janeiro e Shopping Guadalupe, e dos sistemas em fase de contrução do Edifício Port Corporate ‘Tishman’, Hospital Amil Total Cor e dos Edifícios Administrativos da Petrobras Bacia de Santos.
Há dois anos no Brasil, a DAIKIN é associada ao Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e seus produtos contribuem muito para a obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Os resfriadores de líquido (chillers) possuem tecnologia exclusiva de compressores magnéticos e certificação AHRI. Os fluídos refrigerantes utilizados por todos os equipamentos da empresa também são considerados ecológicos, pois não possuem cloro , que combinado com outras substâncias agride a camada de ozônio, e têm baixo GWP (Global Warming Potential).
Serviço:
Greenbuilding Brasil – Conferência internacional e Expo
Sessão técnica “Implementando Estratégias de Eficiência Energética em Ar Condicionado para GreenBuildings”
Dia: 28 de agosto (quarta-feira)
Horário: 11h30
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme
A Marineli Serviços estará presente nos dias 22 e 23 de Agosto 2013 no Curso de Selecionamento de VRV, oferecido pela Daikin-Mcquay, possibilitando assim maior conhecimento sobre esses equipamento e consequentemente oferecendo melhores serviços aos nossos clientes.

terça-feira, 25 de junho de 2013

CONFIRA O QUE A PANASONIC LANÇARÁ DURANTE A FEBRAVA 2013


ImagemImagem
CONFIRA O QUE A PANASONIC LANÇARÁ DURANTE A FEBRAVA 2013
ImagemImagem

Vamos lançar novos produtos na categoria split e promover nosso sistema GHP- VRF movido a gás natural. Nosso foco será apresentar produtos que são mais eficientes e economizam energia, contribuindo para o meio ambiente.

Sistema FSV GHP

O sistema GHP da Panasonic é a melhor escolha para projetos comerciais, especialmente para onde existe a restrições de fornecimento de energia elétrica.

São sistemas de grande confiabilidade que utilizam um motor de combustão interna que varia a sua velocidade conforme a carga térmica interna para atender às necessidades de refrigeração ou aquecimento do sistema, semelhante ao sistema Inverter dos condicionadores de ar elétricos.

Vantagens do Sistema GHP

•    Funciona com gás natural.

•    Alimentação elétrica monofásica.

•    Grande extensão de tubulação até 170m.

•    Reduz o custo de investimento em subestações, infra-estrutura elétrica.

•    Reduz sobrecargas de energia durante os períodos de pico de consumo.

•    Permite a utilização da energia elétrica para outras demandas mais críticas, tais como servidores de TI, refrigeração comercial, fabricação, iluminação, etc.

•    Permite a redução de despesas com o uso de água aquecida.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sistemas VRF ( Ar Condicionado)

VRF

O VRF é um sistema de ar condicionado central, do tipo Multisplit, que funciona com uma condensadora (unidade externa) ligada a varias evaporadoras ( unidades internas) através de um ciclo único de refrigeração, com sistema de expansão direta onde o fluxo de gás refrigerante é variável.
Uma grande vantagem deste sistema está no controle de cada ambiente que pode funcionar independente de acordo com as programações dos usuários, sendo gerenciados pela unidade condensadora que pode atender até 64 evaporadoras.

Modular

Permite expansão de capacidade, pois as condensadoras são modulares podendo ser ligadas entre si para atender, em cada sistema, capacidade entre 48 e 64 HP, de 1 até 4 módulos.( conforme o fabricante ).

Versatilidade
Suas características funcionais permitem seu funcionamento em vantagens a outros sistemas:
- Maior distância entre a unidade externa e internas que pode variar entre 100 a 1000 metros de comprimento máximo de tubulação. ( varia conforme o fabricante)
- Desnível de até 50 metros, tornando ideal a instalação das unidades externas em coberturas ou em subsolo.
- Oferece até 13 (treze) modelos de Evaporadoras (unidades internas) que variam de capacidade entre 7.000 até 60.000 Btus.
- Variados tipos de controle do sistema, desde controles remotos individuais até controles centrais com gerenciamento.
- Para projetos que necessitem o sistema fornece evaporadora dutada com 100% de ar externo, podendo substituir o ventilador para os sistemas derenovação de ar


Recuperador de Calor.
Os sistemas VRF disponibilizam os recuperadores de calor, caso necessário. Estes equipamentos proporcionam o cruzamento dos fluxos de ar ( externo x retorno de ar do ambiente ) em que há uma troca de energia com consequente redução da temperatura do ar externo, redução na demanda da carga térmica e menor consumo de energia.
Compressor Inverter
A tecnologia Inverter permite ao compressor variar sua velocidade de acordo com a demanda de capacidade para resfriamento e/ou aquecimento, assim ele apenas consome a energia necessária, desta forma, se torna muito vantajoso em cargas parciais que é o que ocorre na maior parte do tempo.
Existe uma oscilação de demanda na utilização do ambiente em função de insolação, rotatividade de pessoas, equipamentos elétricos que funcionam por períodos determinados, ambientes que são utilizados esporadicamente, é o que chamamos de carga térmica parcial.
O compressor inverter permite a aceleração e desaceleração atendendo a oscilação de cargas térmicas no ambiente com o menor consumo de energia elétrica.

Menor Consumo de Energia
Possui COP elevado ( Coeficiente de Eficiência Energética ), ele quantifica energia de aquecimento ou resfriamento útil que o equipamento produz comparado a energia consumida, quando maior for o resultado maior é a eficiência do sistema, menor é o custo operacional. Este resultado é fornecido pela unidade Kw/Kw.
Utiliza em sua operação gás refrigerante Ecólógico R410A – que proporciona maior eficiência energética.

Sustentabilidade / Leed
A utilização do Condicionador VRF nos projetos atende a um dos quesitos (Eficiência  Energética ) para obtenção da Certificação Leed, que é fornecida pela ONG Green Building Council Brasil.
De modo geral os Sistemas condicionadores de ar são responsáveis entre 40 a 50%  pelo consumo de energia de prédios comerciais.
O Leed (Lider em Energia e Design Ambiental) é um sistema de Certificação e orientação ambiental de edificações.
É o selo de maior reconhecimento internacional para Edificações Sustentáveis, utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Aplicação:
- Residências e Apartamentos de Alto Padrão
- Construções Comerciais


Instalação:
Devido à complexidade do sistema VRF a instalação deve ser feita por empresa com técnicos treinados pelo fabricante e realizada mediante critérios rigorosos de qualidade.
A partida inicial do sistema é acompanhada pelos fabricantes que neste momento valida a garantia do sistema.
A A.Dias dispõe de equipes técnicas especializadas no sistema VRF dos fabricantes Toshiba, Mitsubishi, Hitachi, Midea e LG.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ambientes com ar condicionado deverão possuir plano de manutenção

Atentos à continua necessidade de adotar procedimentos que garantam melhor qualidade de vida e mais saúde à população, o senadores aprovaram, na manhã desta terça-feira (21), um projeto de lei (PLC 70/2012) que submete a climatização dos ambientes a existência de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) dos equipamentos de ar condicionado. A matéria que passou pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), agora segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), de onde, se aprovada, seguirá direto para a sanção presidencial. 
jorge_viana_CCT213
Viana relatou a criação do plano de manutenção
de equipamentos como o ar condicionado
Pelo texto, o plano de manutenção passará a ser exigido assim que o projeto for sancionado. Entretanto, para os sistemas já em operação será concedido um prazo de 180 – aos locatários, proprietários ou responsáveis – para se adequarem a legislação. Inicialmente, todos os planos deveriam ser submetidos à avaliação técnica de um engenheiro mecânico. Mas por entender que esta obrigatoriedade poderia levar “inaplicabilidade” da lei, em razão do alto custo, o senador Jorge Viana (PT-AC), relator da matéria, apresentou emenda suprimindo esta determinação.
“A definição da responsabilidade exclusiva do engenheiro mecânico pode levar à inaplicabilidade da Lei devida a falta do profissional qualificado para atender a demanda ou em razão do alto custo do profissional, em decorrência da escassez desta mão de obra”, observou Viana, ao apresentar uma alteração no texto para permitir que a habilitação dos planos podem ser submetidas a técnicos de refrigeração e climatização, além dos próprios engenheiros mecânicos.
Saúde públicaPara justificar a medida, o deputado Lincoln Portela (PR-MG), autor do projeto, faz alusão à “síndrome dos edifícios doentes” – expressão definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para designar espaços confinados com qualidade do ar questionável, cujos ocupantes relatam com frequência sintomas semelhantes. “A crescente utilização de sistemas de climatização artificial nas edificações urbanas impõe a adoção de medidas de controle e manutenção desses sistemas para evitar a proliferação de agentes patogênicos”, pondera Portela.
Especialistas reconhecem que um edifício está doente quando 20% de sua população apresenta sintomas de doenças alérgicas e pulmonares, ocasionalmente melhorando quando estão afastadas do local. Dentre os principais sintomas estão: dor de cabeça, problemas nos olhos (irritação, dor, secura, coceira ou constante lacrimejamento), problemas nasais (constipação nasal, coriza ou irritação nasal), fadiga e letargia, anormalidades na pele (secura, coceira ou irritação), e dificuldade de manter a concentração no trabalho. Há estudos que advertem para o aumento de pelo menos o dobro de queixas nos ocupantes dos edifícios fechados em relação a ocupantes de edifícios ventilados de forma natural.
Atualmente, a climatização de ambientes já é tema de uma Resolução (nº 9/2003) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que define padrões referenciais de qualidade para o interior de ambientes. Porém, Jorge Viana e Lincoln Portela consideram pertinente a edição em lei federal essas diretrizes, como faz o PLC 70/2012.
Catharine Rocha

Imagem

Reportagem mostra a importância da limpeza do ar ... - globo.tv

http://www.google.com/url?sa=X&q=http://globotv.globo.com/tv-gazeta-al/al-tv-1a-edicao/v/reportagem-mostra-a-importancia-da-limpeza-do-ar-condicionado/2589678/&ct=ga&cad=CAcQARgAIAEoBDAAOABAz4mAjQVIAVgAYgVwdC1CUg&cd=LwtS2z_XLP8&usg=AFQjCNFNIGQ7BFxCrp4jJ_9-5Pm0Y7E2Bw

terça-feira, 14 de maio de 2013

Aprenda a calcular o dimensionamento de ar condicionado


O avanço da tecnologia aplicada aos aparelhos de ar condicionado trouxe ao mercado muitos modelos bem distintos, com finalidades, funções, potências e características bem específicas entre si.
Essa grande variedade de opções acabou também por trazer muitas dúvidas aos compradores na hora da escolha do modelo certo para sua residência ou escritório. Dentre essas dúvidas, o dimensionamento do aparelho é, com certeza, a maior delas.
Dimensionar corretamente o ar condicionado envolve a consideração de alguns fatores:
  • Medida do ambiente em metros quadrados;
  • A quantidade de portas e de janelas desse ambiente;
  • A ocorrência de luz direta do sol nesse ambiente e, em caso positivo, em qual horário do dia isso ocorre;
  • O número de pessoas que ocupam ou que ocuparão o ambiente;
  • A quantidade de eletrônicos em funcionamento nesse ambiente.
Assim, vamos tomar como exemplo que duas pessoas irão frequentar esse ambiente, e, também, que nele não ocorra a incidência de luz solar. Nesse caso, para calcular o dimensionamento, devemos fazer o seguinte cálculo:
Medida do ambiente (m²) x 600 BTUs/h + (600 BTUs/h x número de pessoas que irão frequentar o ambiente e de aparelhos eletrônicos) = a carga térmica ideal.
Cálculo da potência de ar condicionadoConsiderando que BTU é a medida oficial dos aparelhos de ar condicionado, utilizada para calcular a capacidade térmica do aparelho e disponível em todos os modelos.
Assim, num ambiente de 10 m² na qual somente duas pessoas o frequentarão, teríamos como dimensionamento:
10 m² x 600 BTUs + (600 BTUs x 2) = 7.200 BTU/h
7.200 BTU/h. Essa seria a potência necessária de um aparelho de ar condicionado para que o ambiente fosse refrigerado de uma maneira satisfatória, sem um gasto energético grande e de maneira estável.
Lembre-se que para cada pessoa a mais que frequentar o ambiente, deve-se acrescentar a quantia de 600 BTU/h. E para cada eletroeletrônico em funcionamento no ambiente deve-se aumentar mais 600 BTU/h.
Você também pode fazer um cálculo mais complexo do dimensionamento, porém, não se esqueça de verificar com um técnico especializado se há todas as variáveis do seu ambiente e se o aparelho escolhido condiz com as suas necessidades.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Tecnologia inverter se torna cada vez mais popular em aparelhos de ar condicionado domésticos


alt
altA tecnologia inverter, que evita o alto consumo de energia, está se tornando cada vez mais popular em aparelhos de ar condicionado domésticos. Para proporcionar ainda mais ganhos ambientais, o sistema pode ser aliado ao uso de fluidos refrigerantes alternativos, sem potencial de degradação da camada de ozônio.
O estilo de vida e as residências das grandes cidades em todo o mundo consomem muita energia. Como tentativa de diminuir esse impacto ao meio ambiente, diversos equipamentos de refrigeração e condicionamento de ar são otimizados para oferecer conforto e bom desempenho com menos gastos. Exemplo disso é a tecnologia inverter, que é mais econômica por apresentar um sistema de funcionamento inteligente capaz de evitar o alto consumo de energia.
Cada vez mais popular em aparelhos de ar condicionado doméstico, essa tendência serve de estímulo para fabricantes e técnicos de refrigeração, que têm de estar atentos à crescente procura por equipamentos com essas características, a fim de aliar os benefícios da tecnologia inverter ao uso de outros recursos ambientalmente aceitáveis, tais como os fluidos refrigerantes alternativos.
O produto da DuPont que pode ser aplicado a aparelhos de ar condicionado inverter utilizados em residências é o Suva® 410A, fluido sem potencial de degradação da camada de ozônio, que apresenta baixa toxicidade, não é inflamável e ainda pode proporcionar desempenho até 60% superior a equipamentos projetados para trabalhar com R-22.
Usuários de ar condicionado tendem a se tornar mais exigentes quanto à adoção de novas tecnologias ao funcionamento dos equipamentos de refrigeração e climatização, de maneira a obter ganhos em aspectos como rendimento, economia e conscientização ambiental.
Cabe aos fabricantes e técnicos do setor estarem atentos às movimentações desse mercado, na busca por aliar essas tecnologias a fluidos refrigerantes sem potencial de degradação da camada de ozônio, otimizando os ganhos ambientais com aparelhos de ar condicionado em residências. 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Qual é o melhor ar condicionado?


Se você está em busca de um ar condicionado split, tenho certeza que já se perguntou qual é o melhor do mercado. Existe uma grande quantidade de marcas e modelos e isso faz com que fique difícil escolher o melhor aparelho. Como sempre, estamos aqui para te ajudar! Hoje vamos mostrar como escolher o melhor ar condicionado split. Se liga nas dicas!
Se você clicou aqui com a intenção de descobrir qual é o melhor ar condicionado split, já adianto que é impossível selecionar apenas um aparelho. Tudo vai depender da marca, das funções, da capacidade de btus e do ambiente. Mas, seguindo algumas dicas, é possível comprar o aparelho ideal. As dicas são básicas, mas essenciais.

Melhor ar condicionado Split | Dicas para escolher

-> Na hora de comprar ar condicionado, lembre-se de não seguir sempre a opinião do vendedor. Às vezes ele está recebendo uma comissão maior por tal aparelho, então é claro que ele vai fazer de tudo para você levar aquele. Receba as sugestões, mas não se deixe levar.
-> Quantos btus o ar condicionado vai precisar para o ambiente? Faça o cálculo utilizando um planilha para saber o valor aproximado. O melhor ar condicionado split para o seu ambiente é aquele que tem a potência certa para refrigerar e aquecer o local. De nada adianta um ar condicionado ótimo com capacidade de btus errada. :(
-> A marca de ar condicionado é super importante. Repare que as mais populares oferecem funções inovadoras e diversas, além de tecnologia avançada. Procure por uma marca que tenha tradição no mercado.
-> Selo Procel e tecnologia Inverter: se você quer economizar energia, não tem erro. O melhor ar condicionado split não deixa isso de fora.
-> Uma característica padrão de um ar condicionado top de linha é o silêncio. Se o split faz barulho, ele está bem longe de ser o melhor do mercado. Procure por um ar condicionado silencioso

terça-feira, 9 de abril de 2013

1º SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A BACTÉRIA LEGIONELLA.

Primeiros passos para instalar um ar condicionado split:


Primeiros passos para instalar um ar condicionado split:

Antes de  instalar os condicionadores de ar tipo Split são necessários:

Cálculo de carga térmica do ambiente
 Croqui de instalação 
 Medir distâncias entre a unidade condensadora (unidade externa) e evaporadora (unidade interna), verificando a quantidade de tubo de cobre, isolante de tubo, cabo PP e tubo de dreno.
Ponto de alimentação do equipamento (220V)
 Hidráulica (drenagem da água)

Cuidados ao instalar a unidade externa:

 Não instalar próximo a fontes de calor, exaustores ou gases inflamáveis
 Não instalar em locais com ventos predominantes ou expostos a poeira
 Não instalar em locais sujeitos a chuvas fortes
 Não instalar em locais com umidade, irregulares ou desnivelados
 Não instalar em locais isolados do ambiente externo 
 Não instalar com distância e desnível maior que a capacidade da máquina permite (Veja figura abaixo) 

Ar Condicionado Split - Instalação Desnivel e Distancia



Ferramentas, Instrumentos e Insumos necessários para Instalação:


Instrumentos:
  • Multímetro – Alicate Amperímetro
  • Termômetro Digital (5 pontas)
  • Vacuômetro Digital
  • Conjunto de manômetros (Alta e Baixa) – R22 e R410A
 
Equipamentos:
  • Bomba de Vácuo (Duplo Estágio)
  • Balança de Carga de Gás
  • Maçarico Oxigênio/Acetileno (Só se tiver  a necessidade de soldar  a tubulação.
  • Serra Copo
  • Furadeira de Impacto
  • Escada 5 ou 7 degraus
  • Andaime ( Para locais altos)
  • Óculos de proteção
Ferramentas:
  • Alicate Universal
  • Alicate de Corte
  • Alicate de Bico
  • Conjunto de Chave Allen (mm e pol)
  •  Chave Inglesa de 8” e 10”
  • Conjunto de Curvadores
  • Kit Flangeador
  • Trena, estilete, etc...
  • Chave de Fenda
  • Chave Phillips
  • Nível Bolha
 
Consumíveis:
  • Tubo de Cobre Flexível (1/4”, ½”, 3/8”)
  • Isolamento Blindado (1/4”, ½”, 3/8”)
  • Nitrogênio (Teste de Vazamento)
  • Fita
  • Terminal tipo Garfo
  • Terminal tipo Agulha
  • Fita Isolante
  • Fita de Vinil
  • Suporte para Condensadora (unidade externa)
  • Coxim para Condensadora (unidade externa)
  • Suporte para Evaporadora (unidade interna)
  • Buchas e Parafusos
  • Tubo
  • Cabo PP 3x1 e 5x1
  • Sabão líquido/Detergente
  • Máquina de Solda Acetileno/Oxigênio

Posicionamento correto da unidade evaporadora (interna):

O posicionamento correto da unidade interna é fundamental para ocorrer uma boa distribuição do ar refrigerado no ambiente. Na imagem abaixo esta ilustrado o correto posicionamento da evaporadora em uma sala de reunião.

Posicionamento unid. evaporadora correto condicionando todo o ambiente.
                                                   

Distâncias minimas necessárias

Distancias Minimas - Ar Condicionado Split

Furação correta para passagem do Dreno:
Para evitar entrada de água em um dia chuvoso para o ambiente interno e permitir um bom fluxo do dreno, é necessário efetuar a perfuração com uma inclinação entre 5 e 10 mm conforme ilustração abaixo:

Serra Copo - Instalação Ar Condicionado Split

Dreno - Ar Condicionado Split

Fixação da Unidade Externa (Condensadora):
Fixacao Unidade Externa


Instalação correta para varias unidades condensadoras (Externas):
Instalação de Split - Unidade Externa Condensadoras

A importância da qualidade do isolamento térmico:
Isolamento Térmico para Tubulação de Ar Condicionado Split 
O isolante térmico flexível de espuma elastomérica é destinado para o sistema  climatização. No sistema de ar condicionado tipo split a aplicação do isolante térmico flexível, impede alguns inconvenientes como: ganho de calor nos tubos de cobre e condensação (sudação) gerando melhor rendimento e economia de energia (ideal isolante blindado). 
Cuidados:
–Não estrangular o isolante térmico
Tubulação Incorreta - Ar Condicionado Split
–Entre a união de duas barras devera juntar as extremidades cola para isolante ou fita (evita sudação e dilatação)
–Evite forçar isolante térmico que pode arrebentar (coloque e gire o isolante térmico)
–Evite o isolante térmico exposto diretamente os raios solares (ao passar tempo fica ressecado e quebradiço).
–Existem isolantes térmicos mais resistentes (como o isolamento blindado) contra algumas intempéries (poeira, cal, cimento, gesso, rios UV e outros) 

Tubulação Correta Ar Condicionado Split


Testes de Vazamento

Detectação de Vazamento:


Pressurização em infra existente
Audição
Sabão liquido e água (detergente)
Detector eletrônico (sniffer)
Liquido de contraste
Manchas de óleo no sistema
Vácuo (aumento da pressão)

Exemplos teste de vazamento


Erros comuns ocasionados por uma má instalação:

  • Não realização do cálculo de carga térmica
  • Instalação das unidades interna e externa em posições, condições e ambientes não favoráveis a um bom funcionamento
  • Falta de habilidade na instalação ocasionando estrangulamento na tubulação, vazamento na flange e conexões,etc.
  • Não realização de vácuo (umidade na tubulação e equipamento)
  • Não realização de cálculos de rendimento
  • Purga ou carga de fluído desnecessários
  • Não conexão do cabo de comunicação entre a unidade interna e externa