O ar condicionado, antigamente considerado um artigo de luxo, hoje passou a ser uma necessidade, o que vem proporcionando um aumento considerável na procura por este tipo de equipamento.
Em contrapartida, se de um lado há a necessidade, do outro existe a preocupação com a economia de energia. Por isso, os modelos mais econômicos são também os mais procurados. Atualmente, os modelos mais procurados são os splits, a maioria já com as opções de quente e frio, com capacidade entre 7.500 e 60.000 BTUs / hora, sendo ideais para ambientes residenciais e comerciais, de pequeno e médio porte (áreas grandes ou mesmo prédios inteiros necessitam de sistemas de ar condicionado central).
Na hora da compra, o que determina a escolha, além do preço, design e tecnologia, é a potência, que deve ser adequada para refrigerar o ambiente onde o aparelho será instalado. O cálculo é feito segundo a carga térmica ideal, que leva em consideração fatores como área, quantidade de janelas e portas, número de pessoas, nível de insolação, infiltração de ar e equipamentos que irradiam calor.
Para maior segurança, esse cálculo deve ser feito por empresas especializadas na venda, projeto e instalação dos aparelhos. Se o equipamento adquirido tiver a potência errada para o ambiente, sua eficiência e vida útil serão reduzidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário