Bosch garante economia e conforto em edifício no Morumbi.
Sistema fornece 7.700 litros de água quente para 42 apartamentos nos horários de pico e uma economia de até 80% em energia elétrica
O recém-entregue Edifício Diamond, localizado na região do Morumbi, em São Paulo, optou pela Bosch Termotecnologia para garantir água quente a seus 42 apartamentos e conforto a todos os moradores.
Especialista em soluções completas, integradas e com alta eficiência energética, a Bosch teve como desafio no desenvolvimento do projeto utilizar a energia solar como fonte principal de aquecimento e realizar a instalação dos coletores solares em uma área reduzida.
Para atender a essa necessidade e garantir a demanda do consumo de água quente prevista de 7.700 litros nos horários de pico, a solução Bosch conta com 45 coletores solares FCC-1S, de 2,09 m² de área que produzem 182,8 kWh/mês cada um, para fornecerem água quente a dois reservatórios de 2 mil litros e um sistema de apoio conjugado com seis aquecedores de passagem GWH 720. Nos dias nublados, esses aquecedores de passagem alimentam dois reservatórios também de 2 mil litros cada e um reservatório de 500 litros exclusivo para a cobertura.
Com alta performance e produção energética elevada, os coletores Bosch fizeram com que o desafio na instalação fosse facilmente solucionado, pois exigem uma área coletora menor em comparação a outros equipamentos.
“No mercado existem coletores de diversas marcas e qualidade. A solução Bosch teve como principal benefício a utilização da menor área coletora, gerando o mesmo volume de água quente necessário para suprir o consumo do edifício”, diz Edson Nascimento, engenheiro da Bosch e um dos responsáveis pelo projeto.
O sistema conta ainda com duas estações solares Bosch KS0120, responsáveis pela circulação da água no circuito fechado entre coletores e trocador de calor. Todo o monitoramento de comando das estações solares e medição de temperatura são realizados pelo controlador solar Bosch SC20 que realiza a função de liga/desliga da bomba de circulação, otimizando o processo de aquecimento da água.
Comparado com um sistema a gás centralizado convencional, o sistema Bosch é capaz de gerar uma economia de gás prevista em torno de 55%. Comparado com a energia elétrica, o ganho ainda é maior: em torno de 80%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário